No ano de 1897, a família Russo formada por imigrantes italianos deixa Vicoequense em Nápoles na Itália, chegando ao Brasil. Eles logo fixam residência em Santo Antônio do Grama MG, onde começam a fabricar queijos iguais aos que já tinham costume de fabricar na Itália.
Em 1950, Giácomo Russo adquire um laticínio de nome fantasia Cotochés. Ainda na década de 50, Giácomo vende a fábrica para os seus sobrinhos João Russo e José Russo que eram associados ao seu cunhado Waldivino Maroca . Com o passar dos anos, as famílias Maroca e Russo transformaram a cotochés em um importante laticínio mineiro.
No ano 2000 o sócio João Russo adquire o local onde começou a primeira fábrica da Cotochés, logo iniciando a construção do Memorial Cotochés, que além de oferecer o tradicional varejo de queijos e doces, passa a oferecer também um restaurante e lanchonete.
O Complexo Memorial está situado às margens da BR 262 , KM 96, em Abre Campo MG.
Em Abril de 2008 os sócios da Cotochés passam o controle do negócio para a Perdigão SA
Em 2013, o proprietário do Memorial, sentindo a necessidade de oferecer mais serviços nas dependências do mesmo, decide construir o Hotel Cotochés que foi inaugurado em 1 de março de 2015.
O hotel oferece a seus hóspedes um ambiente acolhedor com uma arquitetura arrojada, aliada a acomodações excelentes e um receber bem que segue os altos padrões da hotelaria atual. O Hotel ainda conta com elevador de acesso, internet wifi grátis, uma aconchegante sala de estar e mini bar, janela com veneziana automática, acesso aos apartamentos por cartão, cofre digital, aquecedor solar, secador de cabelo, TV a cabo e ar condicionado em todos os quartos.
Nosso hotel também é voltado para hospedagem de representantes comerciais dos mais variados segmentos.
Nosso objetivo é fornecer hospedagem de qualidade para todos nossos hospedes, famílias, empresas e seus funcionários, representantes comerciais, e para os passantes que transitam na BR 262 tanto no sentido Vitória (ES) quanto no sentido Belo Horizonte (MG).